Requisitos para ser um jovem aprendiz Correios em 2023
18 de agosto de 2023Você está em busca do seu primeiro emprego e quer trabalhar em uma das maiores empresas públicas do Brasil? Então, você precisa conhecer o programa Jovem Aprendiz Correios, que oferece oportunidades de capacitação e experiência profissional para jovens de todo o país.
Neste artigo, você vai saber o que é e como funciona o programa, quais são os benefícios oferecidos, quais são os requisitos para participar e como se inscrever. Acompanhe!
O que é e como funciona o programa Jovem Aprendiz Correios?
O programa Jovem Aprendiz Correios é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que visa cumprir a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários qualificados.
O objetivo do programa é proporcionar aos jovens uma formação técnico-profissional que os prepare para o mercado de trabalho, além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. Os jovens aprendizes dos Correios recebem uma bolsa-auxílio, vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, uniforme e assistência médica e odontológica.
O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 24 meses, conforme a necessidade da administração pública. Durante esse período, os jovens aprendizes devem cumprir uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, sendo 4 horas diárias, divididas entre atividades práticas nas unidades dos Correios e atividades teóricas em uma instituição parceira, que pode ser o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) ou o Serviço Social da Indústria (SESI).
As atividades práticas são supervisionadas por um empregado dos Correios com experiência na área de atuação do aprendiz, que orienta e avalia o seu desempenho. As atividades teóricas são ministradas por profissionais qualificados da instituição parceira, que seguem um plano de ensino baseado nas diretrizes do programa.
Os cursos oferecidos pelo programa são de Assistente Administrativo ou de Assistente de Logística, ambos com carga horária total de 800 horas. Ao final do programa, os jovens aprendizes recebem um certificado de conclusão do curso e um histórico escolar.
Quais são os benefícios do programa Jovem Aprendiz Correios?
Participar do programa Jovem Aprendiz Correios traz uma série de benefícios para os jovens que buscam o seu primeiro emprego. Alguns dos principais são:
- Ganhar experiência profissional em uma empresa reconhecida nacionalmente;
- Receber uma remuneração mensal compatível com o mercado;
- Ter direito a férias remuneradas;
- Ter acesso a benefícios sociais como vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, uniforme e assistência médica e odontológica;
- Obter uma formação técnico-profissional em uma área de interesse;
- Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre o mundo do trabalho;
- Desenvolver habilidades pessoais e sociais como comunicação, trabalho em equipe, ética, responsabilidade e iniciativa;
- Ter a possibilidade de ser efetivado nos Correios após o término do contrato de aprendizagem;
- Enriquecer o currículo com uma experiência relevante.
Quais são os requisitos para ser um jovem aprendiz Correios?
Para se candidatar a uma vaga no programa Jovem Aprendiz Correios, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira (neste caso, é necessário observar a legislação específica);
- Ter idade entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação (exceto para as pessoas com deficiência, que não têm limite de idade);
- Estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental;
- Estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o ensino médio);
- Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz dos Correios ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
- Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto pelo programa;
- Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno para o qual se inscreveu;
- Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética, as Normas de Conduta e os demais regulamentos dos Correios.
Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz Correios?
Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Correios, é preciso ficar atento ao edital de abertura do processo seletivo, que é divulgado no site oficial da empresa. O edital contém todas as informações sobre o número de vagas, os locais de trabalho, os cursos oferecidos, os documentos necessários, as etapas da seleção, os critérios de classificação e os prazos.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico indicado no edital. O candidato deve preencher um formulário com os seus dados pessoais, escolares e socioeconômicos, além de escolher o curso, o turno e a localidade de sua preferência.
O processo seletivo dos Correios é composto por duas fases: a análise curricular e a comprovação dos requisitos. A análise curricular consiste na verificação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, que são pontuadas de acordo com os critérios estabelecidos no edital. A comprovação dos requisitos consiste na apresentação dos documentos originais e cópias que comprovem o atendimento aos requisitos exigidos pelo programa.
Os candidatos aprovados são convocados para assinar o contrato de aprendizagem e iniciar as atividades práticas e teóricas do programa.
Quais são as dúvidas mais frequentes sobre o programa Jovem Aprendiz Correios?
Ainda tem